Como você "compra" uma melhor taxa?

Você planeja manter seu empréstimo por algum tempo? Então talvez seja interessante "comprar" uma taxa de juros mais baixa pagando um ou mais "pontos".

Mesmo que não tenha certeza quanto ao prazo em que planeja manter seu financiamento imobiliário antes de se mudar ou refinanciar, pagar pontos agora por uma taxa mais baixa pode ser muito interessante. Por exemplo, você tem agora um alto salário mas acha que pode mudar de carreira nos próximos anos? Nós podemos ajudá-lo na sua decisão. Faz parte das nossas atribuições encontrar o financiamento certo para as suas necessidades e objetivos.

Ponto A -- que corresponde a um por cento (1%) do montante total do empréstimo -- é uma taxa antecipada que diminui sua taxa de juros mensal e os juros totais devidos enquanto perdurar o empréstimo. Assim, um empréstimo de um ponto terá uma taxa de juros menor do que um empréstimo sem pontos. Basicamente, quando você paga pontos você permuta os pagamentos posteriores em dinheiro em favor do pagamento em dinheiro agora. Você pode pagar frações de pontos, o que significa que existem muitos pacotes de pontos que podem tornar os termos de um empréstimo mais favoráveis, caso lhe seja conveniente.

Há uma grande variedade de combinações disponíveis de taxas e pontos. Ao escolher dentre diferentes programas de financiamento, não olhe apenas para a taxa -- compare todo o pacote. As leis federais exigem que os agentes financeiros anunciem sua Taxa Percentual Anual de empréstimo (APR - Annual Percentage Rate). A APR é uma ferramenta usada para comparar diferentes termos, taxas oferecidas e pontos.