rightServiços de Financiamento Imobiliário

Seus pagamentos mensais de financiamento imobiliário são administrados pelo que chamamos de agente de financiamento imobiliário.Esse agente é responsável pelo recolhimento dos seus pagamentos mensais e pela administração de sua conta de custódia.


Sua conta de custódia é uma conta especial mantida em seu nome para pagar obrigações tais como taxas imobiliárias, prêmios de seguro e outros itens de custódia. O agente de financiamento imobiliário utiliza os fundos de sua conta de custódia para garantir que essas despesas serão pagas na data certa. Isso evita os riscos de interromper a cobertura do seguro ou o pagamento de juros de mora. E ainda lhe proporciona paz de espírito por saber que não terá de fazer o pagamento de grandes somas durante o transcorrer do ano.

 

No momento em que a conta de custódia é aberta seu agente de financiamento imobiliário deverá fornecer uma declaração com a estimativa de gastos e o total esperado para aquelas despesas nos próximos 12 meses.

 

A cada ano, daí em diante, o agente de financiamento imobiliário deverá fornecer um extrato descrevendo que parcelas dos seus pagamentos de financiamento imobiliário foram aplicadas para pagamento do principal, juros, taxas, seguros e outros itens de custódia. O extrato anual também detalha quaisquer ajustes nos pagamentos para cobrir taxas, seguros e outros itens de custódia.

 left

Durante o curso do seu empréstimo, a empresa de serviços de financiamento imobiliário pode mudar. Antes da mudança, seu agente de crédito imobiliário atual deverá notificá-lo por escrito a data efetiva em que o primeiro pagamento do financiamento é devido no escritório do novo agente de financiamento imobiliário.  Você deverá receber também uma notificação do seu novo agente de financiamento imobiliário. Essas notificações devem incluir:

 

  • Nome e endereço do novo agente de financiamento imobiliário.
  • A última data em que seu agente de financiamento atual estará aceitando seus pagamentos do financiamento. 
  • A data em que seu novo agente de financiamento imobiliário começará a aceitar os pagamentos.
  • Números de telefones grátis ou a cobrar para informações sobre a transferência dos serviços, do seu agente de financimanto imobiliário atual e do novo agente.
  • Aviso se poderá manter qualquer opção de seguro (como seguro por invalidez).  E ainda, que providências você deverá tomar para manter a cobertura.  Também se os termos do seguro sofrerão alteração.

 

No caso de mudança do seu agente de financiamento imobiliário, o novo agente deverá honrar os termos e condições do seu contrato de financiamento imobiliário original. A exceção a esta exigência são os termos e condições relativas à prestação dos serviços de empréstimo.

 

Em seguida a transferência, você terá 60 dias de carência em que não poderá ser cobrado por uma taxa em atraso, caso tenha enviado por engano seu pagamento de financiamento para o agente antigo em vez de enviá-lo para o novo. 

 

Se tiver quaisquer dúvidas ou conflitos com o novo agente, mantenha contato por escrito. Continue a efetuar seus pagamentos mensais enquanto a disputa estiver sendo resolvida.  O agente deverá investigar as dúvidas e efetuar as correções necessárias no prazo de 60 dias úteis.