rightO que devemos evitar antes de comprar uma casa

Muitos novos compradores cometem o erro de se apressar em comprar coisas para a nova casa assim que o vendedor aceita sua oferta de compra e o agente financeiro pré-aprova seu financiamento. Mas existem ainda algumas dificuldades a serem superadas antes que as chaves lhes sejam entregues. Indicamos a seguir algumas coisas a serem evitadas durante o processo de compra da casa para assegurar que sua transação transcorra do modo mais tranqüilo possível:

  • Não faça uma compra muito cara. IPode ser uma tentação encomendar aquele sofá novo para a sua nova sala de estar, mas é melhor evitar fazer compras dispendiosas como móveis, carro, eletrodomésticos, equipamento eletrônico, jóias, ou mesmo férias, antes do fechamento do contrato. O financiamento daquela mobília com o cartão de crédito da loja, ou mesmo com um dos seus cartões de crédito, poderá comprometer sua situação de crédito no momento em que você mais precisa dela. Usar dinheiro para comprar itens caros também pode criar um problema, já que muitos bancos levam em consideração sua reserva em dinheiro para aprovação de seu financiamento imobiliário.
  • Não troque de emprego. Agentes financeiros gostam de ver um histórico de empregos consistente. Normalmente, a troca de emprego não afetará sua capacidade para obtenção de um financiamento imobiliário - especialmente se o seu salário for maior. Mas para algumas pessoas, trocar de emprego durante o processo de aprovação do financiamento pode levantar algumas dúvidas e afetar sua solicitação.  
  • Não troque de banco ou faça transferências de dinheiro. Enquanto o agente financeiro examina o seu pacote de financiamento, você será solicitado a fornecer extratos bancários dos últimos dois ou três meses de suas contas correntes, contas de poupança, fundos de investimento e outros ativos líquidos. Para eliminar a possibilidade de fraudes, muitos financiamentos exigem uma seqüência completa de documentos indicando as fontes de todos os seus recursos. A troca de banco ou a transferência de dinheiro para outra conta - mesmo que somente para a consolidação dos recursos - pode dificultar para o agente financeiro documentar a origem de seus recursos.
  • Não faça um depósito de boa fé na conta do vendedor nos casos de venda direta do proprietário (FSBO). Como regra geral, seu depósito de boa fé pertence a você, não ao vendedor, até que a negociação seja concluída. O proprietário que lhe vende diretamente (FSBO) talvez não saiba que seu depósito de boa fé deve ser aplicado em suas despesas de fechamento do contrato. Contrate um advogado ou uma parte neutra para ficar de posse do depósito ou coloque em uma conta de custódia até que conclua a compra da casa. Seu contrato de compra deverá indicar a quem se destinam os recursos caso a transação não seja efetivada.
  • Não se mostre indiferente às exigências do agente financeiro. Seu financiamento pode ter sido pré-aprovado mas seu trabalho com o agente financeiro está longe de acabar. Para processar seu financiamento, você precisa atender certos requisitos. Seu agente financeiro precisará de cópias dos seus extratos bancários, formulários W2 e outros documentos. Depende de você a entrega desses documentos assim que for possível. A não apresentação de certos documentos importantes pode fazer com que você perca o seu empréstimo e o financiamento de que precisa para a aquisição de sua casa.

Profile Picture portrait53517.jpg